Scielo RSS <![CDATA[Revista electrónica de investigación en educación en ciencias]]> http://www.scielo.org.ar/rss.php?pid=1850-666620130002&lang=en vol. 8 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.org.ar/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.org.ar <![CDATA[Planning for the teaching of Zoology from the conceptions of education professionals municipal Manaus-Amazonas, Brazil.]]> http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662013000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os conteúdos zoológicos contribuem para o conhecimento dos alunos do Ensino Básico e sua finalidade é evitar concepções errôneas sobre os animais. O nosso objetivo foi conhecer as concepções sobre o planejamento das práticas didáticas atuais do Ensino de Zoologia no Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Manaus. Para tal fim, foram visitadas 33 escolas da Secretaria Municipal de Educação na Zona Leste da cidade, com a participação do 46,5% dos professores de Ciências e 52% dos pedagogos. Na coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas, fechadas e fechado-abertos. Para a análise dos dados foi utilizada a porcentagem absoluta e análise qualitativa. Encontramos que a formação inicial do pedagogo é superficial referente à assistência pedagógica ao professor no planejamento do conteúdo específico. O planejamento é normalmente disciplinar e individual para a disciplina, e leva em consideração a orientação do livro didático e auxílios de outros docentes, mas há ausência da teorização pedagógica por parte dos pedagogos.<hr/>Contents of Zoology are embedded in Natural Science subject and contribute to the knowledge of Primary School students with the purpose is to avoid erroneous conceptions concerning animals. The objective of this work is to pondering the conceptions on the planning of currents didactical practice in Zoology teaching in Primary School in Manaus. Therefore 33 schools of Municipal Education secretariat were visited in the East zone of the city, 46.5% were science teachers and 52% pedagogues. The instrument for collecting data were differentiated questionnaires for teachers and pedagogues using open, close and closed-open questions. For the treatment of data was applied an absolute percentage for close questions and qualitative analysis for open questions. Basic education in pedagogy purpose to offer pedagogically assistance to teachers for planning specific contents indeed seems superficial, not allowing much interaction. Planning is individually developed for each subject, considering orientations from didactical books and help from other teachers, but the most important factor is lack of pedagogically theorization about learning from pedagogues.<hr/>Los contenidos sobre temas de zoología contribuyen para el conocimiento de los estudiantes de Primaria y su propósito es evitar concepciones erróneas sobre los animales. El objetivo de este artículo es conocer las concepciones sobre la planificación didáctica contemporáneas de la enseñanza de Zoología en las Escuelas Primarias de Manaos. Para este fin, fueron visitadas 33 escuelas de la Secretaría Municipal de Educación en la Zona Este de la ciudad, con participación del 46,5% de los profesores de ciencias y 52% de los pedagogos. En la colecta de datos fueron utilizados cuestionarios con preguntas abiertas, cerradas y abierta-cerradas. Para el análisis de los datos fueron utilizados el porcentaje absoluto y análisis cualitativo. Fue evidenciado que la formación inicial del pedagogo es superficial con respecto a la asistencia pedagógica a los profesores en la planificación de los contenidos específicos. El planeamiento es normalmente disciplinar e individual para cada disciplina y lleva en consideración la orientación del libro didáctico y el auxilio de otros profesores, siendo el factor más importante la falta de teorización pedagógica por parte de los pedagogos.<hr/>Contenu de la zoologie contribue à la connaissance des élèves des écoles primaires dans le but est d'éviter des conceptions erronées concernant les animaux. L'objectif de ce travail était d'ídentifier les concepts de la planification des courants pratique didactique dans l'enseignement de zoologie de l'école primaire à la Manaus. Par conséquent 33 écoles de l'éducation municipale secrétariat ont été visités dans la zone Est de la ville, 46,5% étaient des professeurs de sciences et 52% étaient pédagogues. Pour la collecte de données ont été appliqué questionnaires pour les enseignants et les pédagogues en utilisant des questions ouvertes, étroite et fermée-ouverte. Pour l'analyse des données a été appliqué un pourcentage absolu et analyse qualitative. Nous percevons que la formation initiale est superficiel dans le but d'offrir une pédagogie pédagogique aide aux enseignants pour la planification des contenus spécifiques. La planification est spécialement conçue pour chaque enseignement, et compte de l'orientations de livres didactiques et d'aide à partir d'autres enseignants, mais il ya un manque de théorisation pédagogique issues des pédagogues. <![CDATA[Development and utilization of a teaching model to facilitate genotype-phenotype correlation.]]> http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662013000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa com alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola pública localizada na cidade de Santa Maria, RS, Brasil. O objetivo principal foi verificar se o uso de um modelo didático era uma forma diferencial e eficaz para auxiliar na aprendizagem de conteúdos de genética. A pesquisa utilizou as abordagens qualitativa e quantitativa e foi realizada através da aplicação de pré e pós-testes formados por uma questão aberta e questões de múltipla escolha. Os testes foram formulados com questões que englobavam diferentes conteúdos relacionados à genética. No período entre a aplicação dos testes foi utilizado o modelo didático. A análise do pré-teste mostrou que as principais dúvidas estavam relacionadas à identificação da estrutura cromossômica, genes e DNA; relações entre genótipo e fenótipo; identificação de genealogias e cálculos de probabilidade, conceitos e cariótipo. Após o uso do modelo didático observou-se que o mesmo pode ter sido eficiente com relação aos grupos relacionados às estruturas cromossômicas, interação genótipo e fenótipo e cariótipo, confirmando que o uso de modelos e práticas diferenciais de ensino são ferramentas importantes para a consolidação do aprendizado.<hr/>This article presents the results of a survey of second year students of high school in a public school located in Santa Maria, RS, Brazil. The main objective was to determine whether the use of a didactic model was a differential and effective way to assist in learning the content of genetics. The research used qualitative and quantitative approaches through the application of pre and post testing consisting of an open question and multiple choice questions. The tests were made with different issues that included content related to genetics. The didactic model was used between the application of the two tests. The analysis of the pre-test showed that the main student's difficulties were related to the identification of chromosome structure, genes and DNA; relationship between genotype and phenotype, identification of genealogy and calculations of probability concepts and karyotype. After using the didactic model, the post test showed that is was effective with respect to the issues related to chromosomal structures, genotype, phenotype and karyotype. The use of differential models and practices of teaching are important tools of consolidation of learning.<hr/>Este artículo presenta los resultados de una encuesta de los estudiantes en el segundo año de la escuela secundaria en una escuela pública ubicada en Santa Maria, RS, Brasil. El principal objetivo era determinar si el uso de un modelo didáctico era una forma diferencial y eficaz para ayudar en el aprendizaje del contenido de la genética. La investigación utilizó métodos cualitativos y cuantitativos, y se llevó a cabo mediante la aplicación de pre-y post-test que consiste en una pregunta abierta y preguntas de opción múltiple. Se hicieron pruebas con diferentes contenidos que se incluyen las cuestiones relacionadas con la genética. En el período comprendido entre la aplicación de las pruebas se utilizó el modelo didáctico. El análisis de la prueba de pre-mostró que las principales cuestiones que se relacionan con la identificación de la estructura de los cromosomas, los genes y el ADN, la relación entre el genotipo y el fenotipo, la identificación de los linajes y los cálculos de los conceptos de probabilidad y cariotipo. Después de usar el modelo didáctico mostró que la misma pudo haber sido eficiente en lo que respecta a los grupos relacionados con las estructuras cromosómicas, genotipo y fenotipo y cariotipo, lo que confirma que el uso de modelos y prácticas educativas diferenciales son herramientas importantes para la consolidación del aprendizaje. <![CDATA[Meaningful Critical Learning by the proposition of explanatory analogies through of Analogical Didactic Model]]> http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662013000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto faremos referencia à Aprendizagem Significativa Crítica que pode ser exercitada por estudantes quando elaboram proposições explicativas em atividades que utilizam analogias para o ensino-aprendizagem de Ciências. Argumentamos que o exercício metacognitivo realizado por estudantes a través da elaboração de analogias e das suas justificativas pode promover e facilitar a Aprendizagem Significativa Crítica dentro do contexto da sala de aula. Neste trabalho descrevemos algumas atividades desenvolvidas por estudantes de um curso de formação de professores de Ciências da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo em Brasil. Os estudantes utilizaram o Modelo Didático Analógico (MDA) para explicar o processo biológico da síntese de proteínas. Embora a investigação que aqui se relata descreva a experiência com alunos universitários, propomos ampliar a reflexão e a discussão sobre a possibilidade de efetivamente levar estas ideias e experiências para o ensino de Ciências em todos os níveis escolares, uma vez que o exercício metacognitivo vivenciado a través do Modelo Didático Analógico promove a tomada de consciência sobre a própria aprendizagem e contribui com a formação de sujeitos autônomos e crítico que é um dos fundamentos para a Aprendizagem Significativa Crítica.<hr/>In this text we discuss the Critical Meaningful Learning that can be exercised by students when they make explanatory propositions in science activities. We argued that the metacognitive exercise made by students through the development of analogies can promote and facilitate critical meaningful learning within the context of the school. In this paper we describe some activities made by students of higher education from Arts, Science and Humanities school from São Paulo's university. They used an analogical model (MDA) to explain the biological process of synthesis of proteins. Although we described here an experience with university students, we propose to extend the reflection and discussion about science education at all levels of schooling. The metacognitive exercise through the MDA Model can promote the consciousness about learning and contributes with the autonomous and critics individuals' formation one the objectives of Critical Meaningful Learning.<hr/>En este texto nos referiremos al Aprendizaje Significativo Crítico que puede ser ejercitado por estudiantes cuando elaboran proposiciones explicativas en actividades que utilizan analogías para la enseñanza y aprendizaje de las ciencias. Discutimos que el ejercicio metacognitivo realizado por los estudiantes a través de la elaboración de analogías y sus justificativas puede promover y facilitar el Aprendizaje Significativo Crítico, dentro del contexto de la sala de aulas. En este trabajo describimos algunas actividades desarrolladas por estudiantes de un curso de formación de profesores de Ciencias de la Escuela de Artes, Ciencias y Humanidades de la Universidad de San Pablo en Brasil. Los estudiantes utilizaron el Modelo Didáctico Analógico (MDA) para explicar el proceso biológico de la síntesis de proteínas realizadas por alumnos de enseñanza superior. A pesar que abordamos aquí una experiencia con estudiantes universitarios, proponemos ampliar la reflexión y la discusión sobre las posibilidades de llevar efectivamente estas ideas y experiencias para la enseñanza de las ciencias en todos los niveles de escolaridad, siendo que el ejercicio metacognitivo vivido a través del Modelo Didáctico Analógico promueve la toma de consciencia sobre el propio aprendizaje y contribuye con la formación de sujetos autónomos y críticos, uno de los objetivos de la propuesta del Aprendizaje Significativo Crítico.<hr/>Dans ce texte, nous ferons référence au Apprentissage Significatif Critique qui peut être exercé par les étudiants lors de la préparation des propositions explicatives à l'aide d'activités pour l'analogías de l'enseignement-apprentissage des Sciences. Nous avons discuté que l'exercice méta-cognitif effectué par les étudiants et ses justifications peuvent promouvoir des analogies et faciliter l'Apprentissage Significatif Critique dans le contexte de la classe. Dans cet article, nous décrivons certaines activités développées par les étudiants d'un cours de formation pour les enseignants de sciences à l'école des Arts, Sciences et sciences humaines de l'Université de São Paulo au Brésil. Étudiants utilisant l'analogique du modèle didactique (MDA) pour expliquer le processus biologique de la synthèse protéique. Bien que la recherche cherche à décrire l'expérience avec les étudiants de l'Université, nous proposons d'étendre la réflexion et la discussion sur la possibilité de prendre ces idées et ces expériences pour l'enseignement des sciences à tous les niveaux de l'école, puisque l'exercice meta-cognitif dans le MDA favorise la prise de conscience et a contribué à la formation en apprentissage propria des sujets autonomes et des critiques et constitue l'un des objectifs de la proposition d'Apprentissage Significatif Critique. <![CDATA[Strategic difficulties in reading comprehension by students of Natural Sciences]]> http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662013000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en En esta investigación hemos estudiado, en alumnos y alumnas de nivel secundario, la comprensión lectora de un texto sobre el calor y su propagación. Diseñamos una prueba que incluye dos tareas en las que los estudiantes debieron: elaborar un organizador gráfico y redactar la idea principal. En la primera tarea evaluamos cómo el lector representa las ideas del texto y las conexiones que realiza en relación con la superestructura textual. Mediante la idea principal indagamos si logra identificar la macroestructura. Los resultados indican que a partir de la lectura del texto utilizado las dificultades trascenderían los ámbitos léxico, de estructura interna y de superestructura textual para situarse en un plano estratégico donde las principales dificultades son seleccionar, relacionar, reformular y resumir para obtener una producción coherente.<hr/>In this investigation we studied the level of reading comprehension of a text on heat and its spread by secondary school students. We designed a test that includes two tasks in which students had to: elaborate a graphic organizer and write the main idea. In the first task, we evaluated how the reader represents the ideas of the text and the relations that he makes related to the textual superstructure. By means of the main idea we examined if the reader can identify the macrostructure. The results indicate that the difficulties go beyond the lexical, internal structure and textual superstructure fields to move to a strategic level where the students´ main difficulties are selecting, relating, reformulating and summarizing to get a coherent production.<hr/>Nesta pesquisa foi estudada a compreensão da leitura de um texto sobre o calor e a propagação, em os alunos no nível secundário. Nós projetamos um teste que inclui duas tarefas em que os alunos tiveram a: desenvolver um organizador gráfico e escrever a idéia principal. Na primeira tarefa avaliamos como o leitor representa as idéias do texto e as ligações feitas em relação à superestrutura textual. Com a idéia principal nós investigamos se ele pode identificar a macroestrutura. Os resultados indicam que as dificuldades superar os campos lexicais, estrutura interna e superestrutura textual para se situar em um nível estratégico, onde as principais dificuldades são identificar, relacionar, reafirmar e resumir para uma produção.<hr/>Dans cette recherche nous avons étudié la compréhension en lecture d'un texte sur la chaleur et la propagation, avec les étudiants au niveau secondaire. Nous concevons un test qui comprend deux tâches dans lesquelles les élèves avaient: élaborer un organisateur graphique et écrire l'idée principale. Dans la première tâche, nous évaluons la façon dont le lecteur représente les idées du texte et les liens établis par rapport à la superstructure textuelle. Par l'idée principale, nous demandons si il peut identifier la macrostructure. Les résultats indiquent que les difficultés surmonter les champs lexicaux, la structure interne et de la superstructure textuelle pour s'établir à un niveau stratégique où les principales difficultés consistent à identifier, se rapportent, de reformuler et résumer pour une production. <![CDATA[Didactic models in the training of future teachers of chemistry and physics in the northern region of the state of Rio de Janeiro: similarities and differences between concepts and training]]> http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662013000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com futuros professores de física e química da região norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil, com o objetivo de identificar os modelos didáticos presentes em sua formação e em suas concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem. A fim de traçar o perfil dos futuros professores que estarão lecionando em escolas da região a partir do ano de 2012 e de evidenciar o papel do processo de formação em sua prática docente. Para tal, foi solicitado a licenciandos do último período das licenciaturas de física e de química de Instituições de Ensino Superior Presencial que oferecem as duas licenciaturas, que respondessem a um questionário contendo questões abertas baseado nas concepções de modelos didáticos (Porlán e Rivero, 1998 e García Pérez, 2000). Foram analisados 19 questionários seguindo a metodologia de Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). As análises mostraram que existe, em geral, um desencontro entre as concepções dos licenciandos sobre os objetivos, metodologias e avaliações e o que se tem sido praticado nas licenciaturas.<hr/>Este trabajo presenta los resultados de una encuesta de los futuros profesores de la física y la química de la región norte del estado de Río de Janeiro, Brasil, con el objetivo de identificar los modelos didácticos presentes en su formación y en sus concepciones sobre la enseñanza y aprendizaje. Con el fin de trazar el perfil de los futuros profesores que enseñarán en las escuelas de la región desde el año 2012 y poner de relieve el papel del proceso de formación en su práctica docente. Para ello, les pedimos a los estudiantes del último período del profesorado de física y química de instituciones de educación superior que ofrecen ambas carreras, que respondieran un cuestionario con preguntas abiertas sobre la base de los conceptos de los modelos didácticos (Porlán y Rivero, 1998 y García Pérez, 2000). Fueron analizados 19 cuestionarios según la metodología del análisis del discurso textual (Moraes y Galiazi, 2007). El análisis mostró que en general hay una falta de coincidencia entre las concepciones de los estudiantes sobre los objetivos, metodologías y evaluaciones, y lo que se ha practicado durante su formación.<hr/>This paper presents the results of a survey performed with future teachers of physics and chemistry of the northern region of the state of Rio de Janeiro, Brazil, with the objective of identifying the didactic models present in their training and in their conceptions about teaching and learning. In order to plot the profile of the future teachers who will be teaching in local schools from the year 2012 and to highlight the role of the training process in their teaching practice. To this end, undergraduates from the last period of Physics and Chemistry of Institutions of Higher Education in the Classroom, which offer both degrees, were asked to answer a questionnaire containing open-ended questions based on the concepts of didactic models (Porlán and Rivero, 1998 and García Pérez, 2000). 19 questionnaires were analyzed following the methodology of Discourse Textual Analysis (Moraes and Galiazzi, 2007). The analysis showed that there is generally a mismatch between the conceptions of undergraduates on goals, methodologies and assessments and that which has been practiced in their training.<hr/>Cet article présente les résultats d'une enquête sur les futurs professeurs de physique et chimie de la région nord de l'État de Rio de Janeiro, au Brésil, avec l'objectif d'identifier les modèles didactiques présentent dans leur formation et dans leurs conceptions sur l'enseignement et d'apprentissage. Afin de tracer les futurs enseignants qui enseigneront dans les écoles de la région de l'an 2012 et de souligner le rôle du processus de formation dans leur pratique pédagogique. À cette fin, nous avons demandé aux étudiants de dernière période de la physique et de la chimie de premier cycle des établissements d'enseignement supérieur offre deux degrés de classe, de répondre à un questionnaire contenant des questions ouvertes sur la base des concepts de modèles didactiques (Porlán et Rivero, 1998 et García Pérez, 2000). 19 questionnaires ont été analysés selon la méthode du discours Analyse textuelle (Moraes et Galiazzi, 2007). L'analyse a montré qu'il existe généralement un décalage entre les conceptions de premier cycle sur les buts, les méthodes et les évaluations et qui a été pratiqué en degrés. <![CDATA[School and University. Tensions, conflicts and debates around shared spaces]]> http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662013000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabajo describe, y reflexiona sobre, la experiencia en didáctica de las ciencias naturales realizada con las docentes de una escuela primaria de Argentina y un equipo de extensión de la Universidad Nacional de Quilmes (UNQ). Se describe el origen y desarrollo del primer año del proyecto, contando para ello con el aporte de las voces de las involucradas y del equipo de trabajo. El abordaje de la tarea consistió en jornadas de reflexión y asesoramiento para las Ferias y Exposiciones de Ciencias, resultando de estas actividades ciertos aspectos relevados que nos parecen concluyentes a la hora de planificar acciones de extensión universitaria, tales como modos de actuación docente, formación profesional, y la incidencia de los currículos de formación.<hr/>This work describes, and reflects on, an experience in didactics of natural sciences carried out with a group of Argentinean school teachers together with staff members of an extension project of National University of Quilmes. The origin and development of the first year of project are described through the participants' voices and teamwork. The task consisted in reflection and counseling workshops for science exhibits and fairs. We found certain aspects of the gathered data quite conclusive as regards some aspects of extension planning activities, such as teachers´ behavior, professional training, and training curricula incidence.<hr/>Ce travail décrit, et reflète sur, l'expérience dans l'enseignement des sciences naturelles menée avec les enseignants d'une école primaire en Argentine et une équipe d'extension de l'Université Nationale de Quilmes. Nous décrivons l'origine et le développement de la première année du projet, compté avec le soutien de la voix de ceux qui sont impliqués et l'équipe de travail. L'approche de la tâche était de journées de réflexion et de conseil pour les expo-sciences et expositions, résultant de ces activités sur certains aspects soulagés qui semblent concluants lors de la planification des actions d'extension universitaire, tel que modes d'action des enseignants, formation professionelle, et l'incidence des programmes de formation.