SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Física Moderna y Contemporánea en la enseñanza a nivel medio y en la formación de professores: desencuentros con la acción comunicativa y la acción dialógica emancipatóriaConcepciones y creencias sobre ciencia, aprendizaje y enseñanza de profesores universitarios de ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista electrónica de investigación en educación en ciencias

versión On-line ISSN 1850-6666

Resumen

LLANCAQUEO HENRIQUEZ, Alfonso; JIMENEZ-GALLARDO, Carlos  y  LEBRECHT DIAZ-PINTO, Walter. Aprendizagem dos conceitos de força e energia em estudantes de engenharia: um estudo exploratório. Rev. electrón. investig. educ. cienc. [online]. 2013, vol.8, n.1, pp.14-23. ISSN 1850-6666.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre a aprendizagem dos conceitos de força e energia,  em estudantes de engenharia do primeiro ano. Participaram do estudo 125 alunos de um curso de física geral na Universidade de La Frontera, no Chile. A pesquisa é baseada na teoria dos campos conceituais Vergnaud, adotadas como referencial teórico para o estudo dos processos de aprendizagem significativas em física. Os resultados descrevem as características da conceituação e compreensão de significados desses conceitos em dois momentos distintos, no início e no final do curso. Estes resultados permitem-nos explorar o progresso dos alunos na aprendizagem e dominar este campo conceitual.

Palabras clave : Força e energia; Campos conceituais; Aprendizagem significativa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons