SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41El voyeurismo virtual: Aportes a un estudio de la intimidadRedes imaginarias y ciudades globales: El caso del stencil en Buenos Aires (2000-2007) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Bookmark


Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos

versión On-line ISSN 1853-3523

Resumen

EIRIZ, Claudio. El oído tiene razones que la física no conoce: De la falla técnica a la ruptura ontológica. Cuad. Cent. Estud. Diseño Comun., Ens. [online]. 2012, n.41, pp. 59-80. ISSN 1853-3523.

O presente artigo descreve cómo Pierre Schaeffer, a partir duma falha técnica e dum descobrimento fortuito, entrou numa discussão com a acústica musical da época, e sentou as bases para incluir aos estudos do som no estudo do paradigma da complexidade. A partir do análise do "Tratado dos objetos musicais" intenta-se provar cómo Pierre Schaeffer confronta com as teses reducionistas; com as visões simplificantes sobre a causalidade e com o pensamento que se funda no dilema sujeito-objeto. Além disso se faz un esboço de hipótese que diz que a teoria das escutas de Schaeffer pode ser interpretada como uma semiologia ao serviço de desentranhar os complexos processos de simbolização do sonoro e musical. Por último se faz referência à concepção que está por embaixo da ideia de objeto sonoro. Neste sentido se resgata um paradigma olvidado na obra de Schaeffer: a dialética objeto-estrutura. Esta dialética presupõe a discontinuidade e a jerarquia como os princípios básicos da ontologia da complexidade.

Palabras llave : Escuta; Complexidade; Música; Objeto sonoro; Schaeffer; Som.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · pdf en Español